Aspectos Sociais e Profissionais

Just another WordPress.com weblog

SPAM

SPAM

Spam é uma mensagem eletrónica não-solicitada enviada em massa. Através da Internet.

Esse fenómeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spam e seus autores como spammers.

Esse fenómeno de envio de material não solicitado não é novidade já que existe também os folhetos promocionais. A não existência de legislação definitiva que regule o SPAM torna essa actividade sem regulamento ou definição do que é crime ou não.

Correio electrónico é a forma mais comum e conhecida de spam.

Spammers frequentemente utilizam programas que facilitam ou automatizam a obtenção de endereços e o envio a um grande número de destinatários.

Existe várias formas de descobrir endereços do correio electrónico uma delas é conhecida como “ataque de dicionário”, consiste em construir uma lista de endereços baseada em nomes e palavras muito comuns. Para interagir mais facilmente as mensagens enviados são utilizadas frases simpáticas ou frases de resposta a algo anteriormente pedido. Através disso, um spammer pode atrair a atenção do usuário.

Tipos de SPAM

Boatos (hoaxes)

Consistem de histórias falsas, escritas com o intuito de alarmar ou iludir e instigar sua divulgação o mais rapidamente e para o maior número de pessoas possível.

Um exemplo bem conhecido de boato enviado por spammers brasileiros menciona um livro de geografia usado em escolas norte-americanas que traz um mapa onde a Amazônia é considerada território internacional.

Correntes (chain letters)

Mensagens desta categoria prometem sorte, riqueza ou algum outro tipo de benefício àqueles que a reenviarem para um número mínimo de pessoas em um tempo pré-determinado.

Propagandas

Divulgam desde produtos e serviços até propaganda política. Este tipo de spam é um dos mais comuns e um dos mais antigos já registrados.

Golpes (scam)

Tratam de oportunidades enganosas e ofertas de produtos que prometem falsos resultados. Entre as ofertas mais comuns estão as oportunidades miraculosas de negócios ou emprego, propostas para trabalhar em casa e empréstimos facilitados.

Também podem receber essa classificação as mensagens que convidam os leitores para participar de uma “pirâmide” e prometem multiplicar rapidamente o lucro dos investidores. Esse esquema, que consiste no pagamento de uma quantia à pessoa de quem se recebeu o convite para ter o direito de convidar outras pessoas e receber de cada uma delas a mesma quantia paga, esgota-se rapidamente, devido ao seu caráter exponencial, beneficiando apenas os primeiros a participarem da “pirâmide” em detrimento dos demais.

Estelionato (phishing)

São mensagens que assumem o disfarce de spam comercial ou cujos títulos simulam mensagens comuns, como comunicados transmitidos dentro de uma organização ou mensagens pessoais oriundas de pessoas conhecidas.

Programas maliciosos

De forma semelhante ao spam de estelionato, este tipo apresenta-se sob disfarce e induz o destinatário a executar um programa de computador malicioso enviado junto à mensagem. Dentre os programas usualmente enviados dessas formas estão principalmente os vírus, os worms e os trojans.

Motivação do SPAM

A principal motivação para a prática do spamming é o baixo custo associado ao envio de mensagens electrónicas. Diferente de meios como o correio tradicional e o telefone, meios electrónicos como a Internet permitem o envio de uma grande quantidade de mensagens a um custo próximo de zero. A maior parte do spam é submetida através de programas de envio automático, o que permite que a prática do spamming seja não somente barata como também rápida e simples.

Questões sociais levantadas pelo SPAM

Em relação a recursos e tempo consumidos pela existência do spam, spammers argumentam que o envio de mensagens eletrônicas não-solicitadas não é diferente do envio de publicidade em jornais ou televisão. Alguns também teorizam que as organizações anti-spam são oriundas de grandes empresas que desejam prejudicar as pequenas, que teoricamente são beneficiadas pelo spamming, a fim de manter forçadamente seu monopólio do mercado.

A principal diferença está no fato de que emissoras de televisão, por exemplo, são explicitamente sustentadas financeiramente pelos anunciantes. Um spammer não paga, por exemplo ao provedor, pelo envio.

Outra questão colocada é a de que o provedor tem que guardar grande quantidade de mensagens, isso envolve custos e equipamentos que ficam sobrecarregados causando uma sobrecarga no sistema.

No caso do utilizador do serviço, o spam representa um custo adicional indesejado, pois a ele caberá pagar pela recepção da mensagem. Se seu trabalho exigir grande uso do correio eletrônico, o spam pode representar uma perda de tempo e uma distracção capaz de reduzir a produtividade.

Questões políticas

No mundo todo, muitos esforços têm sido feitos na tentativa de regulamentar a prática do spamming. Alem disso surge o problema na identificação dos infractores pois esse meio é propício a fuga através da criação de identidade falsa.

Recursos dos anti-spammers

O principal procedimento técnico contra o spam é o uso de programas de bloqueio, também conhecidos como filtros. Esses programas baseiam-se na idéia de analisar o texto da mensagem a fim de obter a probabilidade de ela ser ou não um spam. Uma vez identificada, a mensagem pode ser apagada ou movida para um local à parte automaticamente.

Opinião do aluno:

 

O spam tem um efeito debilitante em sistemas de e-mails e causa incômodo para os usuários finais, deixando sua caixa de correio repleta de mensagens inoportunas.

Precisamos bloquear agressivamente o spam com a mesma firmeza que aplicam ao bloqueio de códigos maliciosos. Pois com a facilidade de programas que produzem mensagens em grande escala pode sobrecarregar os servidores de correio electrónico. Uma outra forma de diminuir essa prática é o surgimento de legislação de caris mundial para tratar de identificar e punir os verdadeiros responsáveis.

Uma forma de tentar combater esse problema é o desenvolvimento de ferramentas que combinam bloqueio de spam e de códigos maliciosos representam uma excelente forma para melhorar a limpeza dos e-mails.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: