Aspectos Sociais e Profissionais

Just another WordPress.com weblog

Importância da formação ao longo da vida

Data 7 de dezembro de 2006

O surgimento da sociedade da informação.

Nas últimas décadas pela evolução das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC e o aumento da capacidade de processamento da informação veio democratizar o acesso à informação e contribuir para uma circulação cada vez mais rápida de ideias e tecnologias. Vieram também diminuir, ou mesmo eliminar, as barreiras à entrada em muitos mercados.

Em suma, vieram contribuir, de uma forma decisiva, para o nascimento de uma economia global, em que a distância deixou de ser uma barreira, tanto à difusão

de ideias e de padrões culturais, como à acessibilidade dos consumidores a novos produtos e serviços.

Com o aumento da qualidade e perspectiva de vida fica evidente a necessidade de um aprendizado contínuo.

A evolução cada vez mais acelerada das tecnologias.

A evolução cada vez mais acelerada das tecnologias, o acesso cada vez mais universal à informação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios, vieram criar uma realidade económica cada vez mais mutável e a velocidades cada vez maiores.

A concorrência é cada vez mais global. As barreiras à entrada tendem a desaparecer com a liberalização das trocas, com a livre circulação de pessoas e bens e com a evolução tecnológica. Não mais podemos contar com proteccionismos desajustados à realidade económica mundial.

Mas não devemos encarar esta situação como uma ameaça, antes ela constitui uma oportunidade para aqueles que souberem acompanhar a evolução dos tempos.

“Já não devemos encarar só a possibilidade de termos vários empregos ao longo da vida, temos também de passar a encarar com naturalidade a possibilidade de termos várias carreiras ao longo da vida.

 

Sociedade do conhecimento.

As novas realidades fazem também aparecer novos tipos de organização, onde o formalismo hierárquico é substituído por redes de colaboração, onde o espírito de criatividade e de inovação é cada vez mais recompensado e onde a liderança é mais importante do que a autoridade formal.

Por isso devemos começar pelo princípio. Assegurar uma educação de base onde o espírito criativo e a curiosidade intelectual seja estimulada, é uma tarefa gigantesca face aos padrões culturais a que estamos habituamos. Mas é também uma tarefa que não pode mais ser adiada.

É fundamental assegurar uma base de conhecimentos. Mas uma base adequada à realidade em que vivemos, em que a importância do aprender se sobrepõe à do aprendido, que rapidamente se desactualiza.

 

A necessidade de conhecimento na área das TIC.

As competências nas TIC assumem se como um elemento base na formação dos trabalhadores do conhecimento.

A utilização eficaz e produtiva das TIC permite-lhes ser mais produtivos, permite-lhes aceder à informação útil e, por fim, permite-lhes potenciar as suas próprias capacidades.

Mas para que essa renovação possa ocorrer é necessário que existam pessoas capazes de levar novos projectos para a frente, e que disponham de competências adequadas às tarefas que irão realizar e aos cargos que irão desempenhar.

São também necessárias características diferentes: curiosidade, capacidade de aprender, espírito de inovação, criatividade, adaptabilidade, disciplina, capacidade de trabalhar em grupo, facilidade de comunicação e versatilidade.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: